Altura, Altitude, Nível de Voo. Para muitos de nós, isto pode parecer muito semelhante,
talvez até a mesma coisa. Mas em aeronáutica, cada uma destas palavras tem um significado
muito específico e, quando confundidas, a segurança de voo se coloca em risco.
Antes de explanar a respeito da altimetria em si, temos de conhecer o meio que nos
envolve, que é também a razão pela qual existe a altimetria: a atmosfera, camada gasosa que
envolve a Terra e contém vários gases. A sua composição é de cerca de 21% de oxigênio, 78%
de hidrogênio e 1% de outros gases, principalmente o argônio. Estes valores são mais ou menos
constantes em todo o ambiente.
Apesar da atmosfera acompanhar a Terra nos seus movimentos de translação e rotação,
ela tem também o seu próprio movimento. Este movimento se dá principalmente pela diferença
de temperaturas entre os pólos e os trópicos, e também entre as superfícies da terra e a água,
devido às diferentes taxas de absorção e reflexão solar.
A atmosfera é quente junto à Terra, porque a terra e a água absorvem a radiação solar, e
depois a liberam na forma de calor. Na medida em que subimos na atmosfera, até certo ponto, a
temperatura diminuí. Mas não é só a temperatura que diminui. A pressão atmosférica também
diminui. Vale entender melhor estes conceitos.
Quanto mais alto estamos, menos atmosfera temos em cima, e por consequência menor
pressão. A escala vertical em aviação é lida em feet (pés). 1’ (pé) corresponde a 0.3048m, ou
30,48cm. A pressão atmosférica diminui 1h Pa para cada 30ft e a temperatura diminui 2° para
cada 1000ft. Estes valores não são ao acaso, mas também não são exatos. Como a atmosfera é
algo bastante complexo, a Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) determinou a
criação de uma tabela padrão.
A esta tabela, chama-se ISA (da sigla em inglês, International Standard Atmosphere),
conforme a figura ao lado. Neste padrão, não existem temperaturas (T) negativas. O que existe,
são temperaturas abaixo de zero.
A medida de temperatura absoluta, é o Kelvin (K). 0 Kelvins corresponde à 273°C abaixo de zero.
Esta temperatura de 273° C abaixo de zero ou 0K é o zero absoluto, onde já não existe
movimento de partículas. Portanto, K = °C + 273 ou °C = K – 273. Na tabela ISA, ao nível do mar
a temperatura é de +15 °C, ou seja, 288K.
O altímetro é o instrumento usado para medir alturas ou altitudes, geralmente em forma de
um barômetro aneróide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que
acompanham as variações de altitude. Como a pressão varia de modo constante, e de local para
local, este instrumento é regulável. Este ajuste é feito manualmente pelo piloto, através da janela
de Kollsman.
Corretamente ajustado, o piloto passa a voar com segurança. Surge então o problema: que
pressão devemos inserir? A resposta para esta pergunta esta relacionada com a intenção do
piloto e deve ser consoante às regras de voo no espaço sobrevoado. Antes, porém, de
apresentarmos uma resposta, é necessário o conhecimento dos diversos tipos de pressão que
existem, pertencentes ao “Código Q”: QFE, QNH, QFF e QNE.
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