segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dia Internacional do Controlador de Voo

Enfim chegamos ao mês de outubro!

É o mês que além da já tradicional comemoração do Dia das Crianças e da padroeira do Brasil é o período em que, para nós que fazemos parte do sistema aeronáutico, tornou-se muito especial.
Neste mês nós comemoramos no dia 20 de outubro o Dia Internacional do Controlador de Voo e no dia 23 o Dia do Aviador.
São duas datas muito importante para nós, pois são as duas molas propulsoras deste sistema que para o seu perfeito funcionamento exige uma perfeita sintonia destes dois membros do sistema.
Os Controladores e os Aviadores devem ter muito bem sedimentado em suas mentes a legislação que norteia o sistema.
Mas, como ATCo eu não posso me furtar de tecer alguns comentários sobre esta profissão e este dia tão importante!
Nesta nobre profissão, desconhecida da maioria do público, encontram-se homens e mulheres comuns com esposa, filhos, netos e que quando assumem a posição de Controlador de Voo têm que se preocupar única e exclusivamente com a segurança de aeronaves que em seu interior transportam outras centenas de pessoas que, também, possuem à sua espera mulher, filhos e netos.
Estes são os dois pontos desta linha mestra.
No dia a dia somos levados do estado de normalidade ao estado de estresse total, onde a adrenalina produzida chega ao seu nível máximo, e que, em pessoas normais, causariam a desestabilização total. E olha que eu já vi ATCo não preparado tendo que abandonar a carreira.
Cada dia é um dia diferente. Hoje temos só aeronaves comerciais com hora, nível de voo e horas de aproximação e decolagens programadas.
Mas hoje, também, temos aeronaves executivas, da aviação geral de asas fixas e asas rotativas, aeronaves de instrução, lançando paraquedistas, em missão policial e de resgate aeromédico, e, tantas outras.
São homens e mulheres que convivem com as regras, com a tecnologia, e com situações adversas de urgência e de emergência, mas que tem de fazer prevalecer o fator humano com cordialidade, atenção e respeito. Do outro lado está um colega nosso, mesmo que desconhecido, que vive seus momentos de atenção, cansaço e estresse e que encontra em sua destreza e habilidades, no momento de um pouso e uma decolagem perfeita, o objetivo fim de sua realização ao transportar esta carga preciosa que é a vida humana.
Somos Controladores de Voo que trabalham de forma convencional (sem o auxílio de equipamentos de radar) e Controladores de Voo que trabalham com radar.
Entretanto, alguns fatores ambos têm em comum para que possam obter sucesso, que são:
- raciocínio rápido;
- controle emocional;
- raciocínio espacial;
- capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais;
- capacidade de atuar em grupo;
- capacidade física e orgânica para atuar, seja dia ou noite.

Enfim, somos os Controladores de Voo!!!

Parabéns a todos estes bravos guerreiros!!


Salve o dia 20 de outubro, Dia Internacional do controlador de Voo.

Nenhum comentário:

Este é ERA, o mais recente projeto de avião elétrico de passageiros anunciado

   AKKA Technologies, empresa europeia especializada em consultoria de engenharia e serviços de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), anunci...